quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Os dois primeiros golos do Everton vs Chelsea




Os dois primeiros golos do Everton no passado fim-de-semana têm em comum o aproveitamento (ainda que de forma diferente) do corredor central ainda na zona do meio-campo.

O primeiro golo, Lukaku é solicitado em transição ofensiva como referência de costas para baliza adversária, com os colegas a serem rápidos a disponibilizarem-se como apoios frontais. Depois Diego Costa e Fabregas (homens mais adiantados do Chelsea no meio) tentam pressionar o central portador da bola no corredor central . À esquerda Pedro Rodriguez está muito adiantado fixado no lateral do Everton e a juntar ao duplo pivô (Mikel e Matic) que se encontra baixo Barry consegue jogar nesse espaço nas costas dos da frente e a partir daí definir o lance. Linha defensiva baixa do Chelsea baixa (tendo em conta pressão dos colegas) com o lateral esquerdo Azpilicueta adiantado fixado no extremo Lennon. Criado o espaço entre central e lateral onde aparece Lukaku para receber o passe vertical de Barry (também possível porque Matic e Mikel estão distantes entre si). Definição no último terço do Everton com Mirallas a dar profundidade e Barkley em apoio com Bale a aparecer à esquerda a dar largura.(facilidade do Everton em jogar no meio, fruto da lentidão de Mikel e Matic ao recuarem após passe vertical).

O segundo golo alguns aspectos diferentes, mas a incapacidade do Chelsea em controlar espaço no corredor central manteve-se. Novamente pressão alta, com duplo pivô mais próximo dos 4 da frente mas linha defensiva permaneceu recuada, também consequência do posicionamento de Mirallas e Lukaku. É no meio que aparece Barkley a recuar para ter bola e com espaço para progredir sempre auxiliado pelo movimento dos colegas que ao avançarem impelem a defesa do Chelsea a recuar. É Lennon quem num primeiro momento dá linha de passe em apoio e novamente Bale aparece à largura. Nota para Mikel e Fabregas que não asseguraram a devida cobertura à linha defensiva no cruzamento que origina o golo e a finalização 

1 comentário:

  1. Descobri este blog hoje e irei começar a prestar mais atenção, parece interessante!

    Continuação de um bom trabalho.

    Eu também tenho um projecto da minha autoria omeiocampo.wordpress.com, dê uma vista de olhos por lá!

    ResponderEliminar