sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Nápoles - Organização Ofensiva vs Empoli




O jogo do Nápoles frente ao Empoli no passado domingo, vieram confirmar a qualidade da equipa de Sarri, ainda que o contexto fosse especialmente favorável.

O Nápoles apresentou-se no habitual 4x3x3. Muita posse de bola e a fazer uso dos 3 corredores para jogar. Preferência pelas saídas curtas na 1ª fase de construção com os centrais bem abertos e os três jogadores do meio campo (Jorginho pivô, Allan e Hamsik interiores direito e esquerdo respectivamente) sempre próximos entre si à largura, ainda que um deles acabe por estar mais adiantado dando profundidade e recebendo bola sistematicamente no espaço entre linhas nestas situações. A dinâmica Jorginho-Allan-Hamsik é aliás muito curiosa. Como é possível ver no video, na 1ª fase de construção descaem para o lado da bola com Allan e Hamsik frequentemente mais abertos que o habitual em espaço interior como apoio aos laterais adiantados e utilizam os centrais como apoio frontal quando recebem de costas. Ainda que pontualmente no meio-campo adversário se insiram entre linhas ou até na procura da ruptura nas costas da linha defensiva, no último terço ofensivo têm a preocupação de serem apoios recuados à circulação de bola.

A grande intenção do Nápoles parece ser atrair o adversário a um lado e/ou ao corredor central para deixar o extremo do lado oposto em boas condições de 1x1. Foi assim que surgiu o primeiro e terceiro golo, por exemplo. Callejón e Insigne (substituído depois por Mertens) têm tendência a começar o ataque largos (o que potencia os movimentos de abertura dos interiores) ainda que possam aparecer no espaço entre linhas. Nota para o facto do extremo do lado contrário, estar aberto mas em zona interior fazendo com que receba bola no último terço perto da grande área e gerir muito bem as inserções do lateral, já que, têm como preocupação permanente não ficarem na mesma linha de acção.

A qualidade colectiva do Nápoles e a preparação para os vários momentos é visível na forma como quem recebe de costas tem quase sempre apoio frontal, ou como a equipa reage constantemente à circulação da bola, nomeadamente quando identificam que o corredor lateral está fechado e procuram jogar atrás, os médios são fortes a baixar para serem opções de passe e dirigirem jogo.

Referência para a forma como o Empoli abordou a partida. Em 4x3x1x2 a tentar pressionar alto e com os 3 da frente a serem ultrapassados com frequência não fechando o corredor central posteriormente, coube aos 3 do meio gerir a largura. Ora, como é visível no video, permitiram ao Nápoles constantes trocas de corredor com a bola, ficando sempre indefinido quem saia à pressão ao corredor lateral e quem assegurava a respectiva cobertura, não admirando por isso a facilidade com que a bola estando a largura voltava ao meio e as situações de 1x1 no corredor lateral após variação de corredor


1 comentário:

  1. Muito bom.
    Embora com algumas facilidades devido às fragilidades do empoli
    Venham mais post deste género

    ResponderEliminar