terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Sporting vs Porto - Proteger/Aproveitar corredor central em transição




No jogo do passado sábado, foram evidentes as dificuldades do Porto em controlar o corredor central no momento de transição defensiva, nomeadamente o espaço à frente da grande área do Sporting quando chegavam ao último terço ou próximo, surgindo a partir daqui boa parte das oportunidades de golo dos leões (que obviamente teve todo na forma como saiu para o ataque).

Estruturalmente o Porto apresentou um 4x2x3x1 sendo Rúben Neves e Danilo o duplo pivô, posteriormente com as alterações na segunda parte foi Herrera, ainda que mais adiantado, quem jogou próximo de Danilo. Com dois jogadores permanentemente atrás da linha da bola a ocupar esse espaço não seriam expectáveis muitas dificuldades a controlar o corredor central no momento da perda da bola. 

Ainda que no meio, os dois jogadores portistas que deviam controlar esse espaço encontravam-se, na minha opinião, demasiado recuados fazendo com que os jogadores do Sporting tivessem espaço para definir o rumo da bola, e não se ajustavam em função um do outro, especialmente Danilo que preferiu quase sempre proteger posição próximo da linha defensiva do que sair à pressão. A isto junta-se a falta de intensidade de André André (que na segunda parte foi o médio mais adiantado) no momento da perda da bola que não recuou rapidamente para pressionar/ocupar espaço à entrada da área do Sporting permitindo ao adversário sair por esse espaço (ou em alternativa pressionou o portador da bola, quando talvez o comportamento mais ajustado fosse fechar corredor central).

Depois, obviamente, o mérito do Sporting. Desde logo, a forma como os extremos (João Mário e Gelson/Matheus) se projectavam rapidamente quando a equipa ganhava bola aproveitando o adiantamento simultâneo dos laterais portistas acabando vários lances com bolas para as costas destes a solicitar os alas sportinguistas juntamente com as combinações entre Adrien e William (mais recuados) e Byan Ruiz ligeiramente mais adiantado com bom timming de passe a perceberem o momento em que alguém teria de se adiantar para ocupar o espaço livre à frente da linha da bola oferecendo solução a quem tinha a bola. E finalmente os movimentos à profundidade de Slimani que juntamente com os extremos arrastaram ainda mais a já de si conservadora linha defensiva do Porto potenciando espaço no corredor central não só no momento de transição mas também já quando o jogo se desenrolava no meio-campo adversário

Sem comentários:

Enviar um comentário