sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Manchester United e Nápoles - Como condicionar 1ª fase de construção adversária




Existem semelhanças e diferenças na estratégia de Nápoles e Manchester United para os jogos de domingo, naturalmente com conclusões diferentes, bem como os respectivos resultados, mas o princípio pareceu ser o mesmo, direccionar o  jogo para o corredor central.

O Manchester United optou por descair o avançado Martial para a direita e a partir daí pressionar o central que enfrentava directamente, Gabriel Paulista. À esquerda, Depay (extremo) adiantava-se para sair a pressionar Mertesacker condicionando pela orientação do seu corpo o passe para o lateral. Rooney e Schweinsteiger tinham como objectivo bloquear o duplo pivô, Carzola e Coquelin. É verdade que a estratégia resultou a espaços, mas pareceu apresentar algumas vulnerabilidades. 

Desde logo a forma recorrente como o Arsenal conseguiu jogar no espaço das costas de Depay, normalmente através de procura de jogo interior, condicionado, para depois libertar no lateral que se tinha adiantado. Isto fez com que Bellarín enfrentasse Young em algumas situações de 1x1. Passada a primeira fase de pressão, o Arsenal conseguiu jogar com alguma facilidade até porque o espaço central à frente da linha defensiva (que baixava bastante) acabou por ser negligenciado entrando a bola com alguma facilidade de fora (à largura) para dentro do bloco do United, até porque Carrick, o pivô se encontrava longe da restante equipa. Outro aspecto que baralhou a estratégia do United acabou por ser os recuos de Ramsey (extremo) e Ozil (10) que garantiram alguma superioridade no meio ou então levavam ao arrastamento de Carrick.

Em Itália, o Nápoles optou por colocar Higuaín a bloquear a linha de passe entre os centrais, com os extremos, quando a bola entrava no central do seu lado, a sair à pressão e a bloquearem linha de passe para lateral. Em comparação, pareceram mais preparados que o United para o espaço nas costas de Calléjon e Insigne (os extremos) com toda a equipa preocupada em ocupar essa zona onde, naturalmente pela forma como condicionaram, a bola acabou por cair (nota para a disponibilidade dos dois interiores em perceberem este momento, Hamsik e Alan). Aliás é de uma recuperação assim que nasce o primeiro golo. Quando os médios do Milan recuavam para fora do bloco eram os dois interiores que saíam à pressão, condicionando também a acção de Montolivo (pivô)

Outra diferença para o que aconteceu em Londres prende-se com o comportamento da linha defensiva. Constantemente subida e com o lateral a adiantar-se para ocupar espaço deixado pelo extremo, se necessário.  Dificuldade esporádica em controlar jogo directo do Milan, quer quando bola caiu à profundidade no espaço entre central e lateral, quer para o meio batendo os dois interiores, fazendo com que o Milan conseguisse ganhar sistematicamente a 2ª bola pela superioridade numérica. Nota para o controlo de profundidade da linha defensiva napolitana que evitou males maiores

Sem comentários:

Enviar um comentário