terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fiorentina - Distribuição Ofensiva




Apesar de aos 23 minutos estar já a vencer por 0-3, as dificuldades ofensivas por parte da Fiorentina frente ao Inter de Milão foram notórias nesse período, nomeadamente devido a algumas decisões discutíveis do portador da bola e da falta de apoio a quem recebia passe vertical, o que na forma como a Fiorentina tenta chegar à baliza adversária, é suficiente para retirar fluidez à circulação de bola. Até à expulsão do central interista Miranda, a Fiorentina assentou o seu jogo essencialmente numa organização defensiva que merece todos os elogios e no aproveitamento do contra-ataque que aproveitou a exposição do Inter.

Ainda assim, as ideias interessantes de Paulo Sousa são visíveis e esta não deixa de ser uma equipa a acompanhar com todo o interesse pelo que faz quando tem a bola. Trago dois lances que parecem ser sintomáticos daquilo que poderá ser a Fiorentina esta época, com especial destaque para a forma como os jogadores se distribuem em campo.

Estruturados em 4x2x3x1 existe saída a 3 jogadores pela linha mais recuada, não como é habitual baixando o pivô, mas com o lateral direito junto dos centrais, ficando Alonso, lateral esquerdo, mais adiantado. O duplo pivô permanentemente fora do bloco adversário a tentar dirigir jogo com Kuba, extremo direito, a dar largura no seu lado (ainda que recuado) e Valero à esquerda a ocupar espaços interiores com Ilicic e Kalinic (10 e avançado) muitas vezes entrelinhas.

O que têm em comum os lances do video, é o aproveitamento dado pela subida precoce de Alonso à esquerda. Fica a existir um espaço livre onde aparece Valero (da frente para trás) e consequente apoio de um dos elementos do duplo pivô. A primeira jogada segue para o corredor central, no espaço entre linhas através de um passe vertical de Badelj onde a Fiorentina tem 3 jogadores, a segunda, que acaba por dar o terceiro golo, é toda realizada no espaço interior com Vecio a ter espaço para progredir e procurar o apoio de Valero

Sem comentários:

Enviar um comentário