quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bayern Munique vs Real Madrid - A Exposição Com Bola do Bayern



Certamente existirão várias causas para o desequilíbrio verificado no resultado final desta eliminatória. Mas saltam à vista dois aspectos: a incapacidade ao longo dos 180 minutos que o Bayern demonstrou em criar oportunidades de golo (mais no jogo de ontem) e a inusitada frequência com que o Real Madrid conseguiu chegar rapidamente à área adversária em boas condições, tendo em conta que do outro lado está uma equipa de Pep Guardiola que já provou trabalhar muito bem este momento do jogo.


Principalmente na primeira parte, o Bayern mostrou dificuldade em controlar as saídas rápidas adversárias para o ataque. Desde logo alguma exposição, a meu ver ligeiramente excessiva, com os dois laterais bastante adiantados simultaneamente e muita gente à frente da linha da bola e alguma falta de critério do jogador com bola. No entanto, nada mais terá contribuído para os problemas germânicos que a descoordenação do duplo pivô com a bola a entrar nas suas costas (por vezes com ambos de frente para jogo) com frequência e a ausência de jogadores próximos da zona onde se perdia a bola. 

Obviamente o último aspecto referido está ligado à forma como se ataca. Schweinsteiger pareceu mais preocupado em ser referência para mudança de corredor quando bola estava à sua direita, adiantando-se do que dar cobertura fora do bloco ao homem com bola. Kroos mostrou alguma dificuldade em gerir distâncias para colegas e adversários. Sendo verdade que teve muito espaço para "cobrir", ficou muitas vezes a meio caminho entre tentar temporizar a acção do portador da bola ou juntar-se mais à linha defensiva, acabando por ser facilmente  ultrapassável. O resultado foi que o Real Madrid, com a qualidade que lhe é reconhecida neste momento, conseguiu não só realizar um primeiro passe mais vertical logo após o ganho da bola, como também explorar o espaço entre os centrais e o meio-campo, ficando o Bayern frequentemente somente com 3 ou 4 jogadores atrás da linha da bola.

Na 2ª parte melhoria do Bayern neste aspecto. Desde logo a entrada de Javi Martinez. Melhores decisões do espanhol no momento de sair à pressão e capacidade para perceber quando o que se pedia era somente impedir que o Real progredisse. Por outro lado, maior critério bávaro com bola evitou algumas perdas de bola perigosas

Sem comentários:

Enviar um comentário