terça-feira, 13 de agosto de 2013

Espaço nas Costas da Linha Defensiva - Bundesliga 1ª Jornada




Já havia sido aqui referido no post relativo ao Bayern de Guardiola, que na Bundesliga um dos aspectos a ter em conta e explorar, é o espaço nas costas das linhas defensivas.

São vários os motivos que contribuem para os vários golos que aconteceram na Alemanha este fim de semana, fruto do sofrível controlo da profundidade. Seja porque o médio/defesa mais próximo do portador da bola permitia o passe para as costas, surpreendendo a linha defensiva, seja porque a linha média não reagia quando era ultrapassada, expondo a linha defensiva, seja porque mesmo quando os defesas recuavam tendo a grande área como referência não controlavam a profundidade permitindo a desmarcação ao avançado. 

Por outro lado, vários foram os golos que aconteceram devido a uma transição ofensiva vertical permitida devido à exposição que quem ataca se submete. Com os dois laterais adiantados e por vezes 6 ou 7 jogadores à frente da bola no momento seguinte à perda é complicado a qualquer defesa preservar a sua baliza.

Apesar de muitas equipas tentarem forçar ao máximo o seu posicionamento mais alto da linha defensiva, não é assim tão  frequente ver os defesas a adiantarem-se no momento anterior ao passe para as suas costas, no sentido de deixarem os adversários em fora-de-jogo 

Sem comentários:

Enviar um comentário