quinta-feira, 9 de maio de 2013

Benfica vs Estoril - Definição No Último Terço



Ponto prévio, o Benfica vs Estoril de segunda-feira, foi um bom jogo. Muito bem a equipa canarinha a sair para o ataque quando recuperava bola e como contornava a pressão encarnada. Não obstante, todo o mérito do Estoril na sua estratégia (que também engloba naturalmente os aspectos defensivos), faltou capacidade para ultrapassar a linha defensiva adversária no último terço.

Afirmou várias vezes, Jorge Jesus, que as equipas grandes defendem com poucos jogadores. Uma das grandes competências do seu Benfica, é a forma coordenada como a linha defensiva (ainda que sempre com algum auxílio) consegue estancar ataques adversários (curiosamente, uma das equipas que tem sabido contornar este facto, é o adversário deste fim-de-semana, Porto). 

Foram várias as situações que o Estoril conseguiu chegar ao último terço encarnado, fazendo com que a linha defensiva do Benfica recuasse, talvez mais do que seria expectável. No entanto, os canarinhos tiveram dificuldade em entrar na grande área encarnada, acabando algumas das suas acções ofensivas por terminar em remates fora da grande área. O Estoril teve sempre como grande preocupação, dar largura ao seu ataque quando recuperava a bola. Próximo da área do Benfica, foram constantes as conduções de bola para o corredor central, que terminavam em remate, ou mudança para o corredor contrário. No entanto, e nomeadamente na 1ª parte, quando o Benfica defendia com mais gente, faltou saber reagir ao adiantar da linha defensiva quando traziam bola para o corredor central, ou entrar em profundidade para arrastar e/ou criar dúvida nos defesas encarnados, com os jogadores canarinhos algo distantes entre si para poderem combinar, e também  algumas más decisões quer do portador da bola quer dos companheiros mais próximos.

Por outro lado, quando a linha defensiva do Benfica estava mais adiantada, o Estoril foi capaz de aproveitar o espaço nas costas, nomeadamente através das diagonais de Luís Leal e Licá, causando problemas aos encarnados

Sem comentários:

Enviar um comentário