domingo, 7 de abril de 2013

Barcelona vs AC Milan - Como Entrar No Bloco Adversário

É hoje aceite, de forma praticamente unânime, a importância do chamado "espaço entre linhas", nomeadamente a distância entre a linha defensiva e a linha média. Diz-se que esta tem de ser curta, para quem defende, sendo uma das "chaves" para quem ataca  conseguir jogar frequente neste espaço, ou seja, dentro do bloco contrário.

Não obstante a importância do conceito, existe na minha opinião, uma certa obsessão com a chegada a esse espaço. Muitas equipas destinam um, ou mais jogadores, para tentar receber sistematicamente "entre linhas". O jogo acaba por se tornar um pouco previsível e consequentemente mais fácil de anular.

No último Barcelona vs Milan, foi visível como os catalães tentaram explorar esse espaço. Além da reconhecida "paciência", não forçaram a entrada no espaço entre linhas, até porque em várias situações não tinham ninguém nesse espaço. O Barça conseguiu provocar o Milan, fazendo com que no momento do passe para as costas dos médios italianos, a equipa estivesse já em dificuldades. Mais do que "estar" entre médios e defesas adversários, os espanhóis "apareceram" 

Existe também o lado estratégico, próprio deste jogo. Jordi Alba raramente procurou adiantar-se quando a equipa tinha bola. O objectivo passava por "fixar" Boateng, sendo a consequência natural Iniesta aparecer mais à largura e não entre linhas, tendo espaço para combinar com Pedro (extremo desse lado).



Sem comentários:

Enviar um comentário