sábado, 30 de dezembro de 2017

Parte II - Manchester City e a distribuição frente a blocos baixos

Na sequência do último post que aborda a distribuição do Manchester City nos últimos jogos onde defrontou equipas em bloco baixo e compactas é interessante observar o primeiro golo da equipa frente ao Newcastle e uma das melhores oportunidades na primeira parte.
O City começou o jogo com a distribuição habitual descrita no post anterior, em termos muito gerais um 4x3x3 com os alas bem abertos e interiores entre linhas, com a novidade de Aguero descair tendencialmente para a esquerda criando nessa zona um aglomerado de jogadores que fez a bola andar muito por esse lado. Após a lesão de Kompany nos minutos iniciais, Jesus entrou para o lugar do belga e passam a jogar com dois avançados e uma dinâmica interessante à frente da defesa com Gundogan e De Bruyne.

No post anterior chamei a atenção para o facto de os interiores estarem permanentemente entre linhas, impedindo que fossem estes a dirigir o jogo de frente para a baliza adversária. Na imagem a bola está em Sterling do lado esquerdo, ao guardar a bola, conjuntamente com a acção de Aguero que arrasta Diamé vão permitir que De Bruyne receba em condições de fazer o passe para as costas da defesa do Newcastle e a consequente assistência para o golo de Sterling (primeiro Aguero arrasta linha defensiva e distrai atenções e o inglês tem espaço para executar).



Passado uns minutos a construção do City começa com De Bruyne fora do bloco adversário e a entrar entre linhas arrastando o ala e médio contrários, com a bola a ir para Delph Jesus recua para o espaço deixado livre pelo belga, e leva consigo Diamé, como se vê na imagem. A partir daqui Jesus volta a entrar no bloco do Newcastle arrasta Diamé e De Bruyne recua para receber de Delph com espaço de frente para baliza adversária e com tempo para definir, sai passe para as costas da linha defensiva onde está Gabriel Jesus que assiste Sterling ficando em boas condições para finalizar




Apesar da incerteza no resultado até ao fim, este foi talvez um dos jogos onde a equipa de Pep Guardiola criou mais oportunidades e esteve mais perto do golo frente a equipas jogar em bloco baixo. Aqui ficam os lances completos que foram alvo de análise neste post

Sem comentários:

Enviar um comentário