sexta-feira, 21 de março de 2014

Barcelona vs Manchester City - Linha Defensiva Exposta


Uma das imagens de marca das equipas de Pellegrini é a capacidade de defender com poucos  jogadores nomeadamente com a linha defensiva baixa. Certamente não serão muitas as equipas que tantas vezes expostas entre linhas se poderão gabar de ter apenas sofrido dois golos em Camp Nou, sendo um deles já nos descontos e com a equipa reduzia a 10 jogadores.

Sendo certo que o meio-campo do City foi ultrapassado com bastante facilidade, também é verdade que a equipa mostrou estar preparada para esse momento. A estratégia passou sempre por cortar profundidade, impedindo bolas nas suas costas e o consequente acompanhamento de catalães que procuravam desmarcações em profundidade, mesmo que isso resultasse numa linha defensiva desalinhada. Sempre que um jogador do Barcelona (quase sempre Messi) recebia bola entre linhas, e com muito espaço entre sectores da equipa inglesa, o central do lado da bola adiantava-se para diminuir espaço e procurar temporizar a condução do argentino. Com os laterais muito por dentro, Milner, ala esquerdo recuado mas aberto, permitia a Kolarov, lateral esquerdo, fechar o corredor central. A prioridade da última linha do Manchester City foi sempre o corredor central.

Na 2ª parte, o Manchester City teve mais dificuldades em controlar o jogo entre linhas do Barcelona principalmente porque este foi mais competente. Não só o Barça foi mais paciente na circulação chegando com mais gente ao último terço inglês, como Neymar passou para a direita dando largura ao ataque e estando mais próximo de Messi, o que dava ao argentino uma nova solução de passe inexistente nos primeiros 45 minutos.

Nota final para o Barça. O Filipe no Jogo Directo já chamou a atenção para a falta de soluções colectivas catalãs no último terço adversário. É assim frequentemente em futebol. Por muita qualidade que uma equipa tenha, no caso o City, num determinado aspecto do jogo, está sempre dependente da resposta dada pelo adversário. O Filipe também refere que existe uma "excessiva focalização em Messi". Sendo verdade, também me parece que o argentino optou demasiadas vezes pela condução de bola, indo no "engodo" do espaço livre, quando o mais prudente seria temporizar e esperar o apoio de colegas. Algo que seria absolutamente normal no Barcelona das épocas anteriores

1 comentário:

  1. Right here is the right website for anyone who wishes to understand this
    topic. You understand a whole lot its almost hard to
    argue with you (not that I actually will need to…HaHa).

    You definitely put a new spin on a topic which has been written about
    for years. Excellent stuff, just great!

    my web-site - Agen Bola

    ResponderEliminar