sexta-feira, 14 de junho de 2013

Equador vs Argentina - Três Centrais, Negligência Dos Corredores Laterais, E O Posicionamento Dos "Externos"



Talvez por opção estratégica, a Argentina optou por entrar de inicio, no jogo de terça-feira, frente ao Equador com três centrais. É possível que a decisão tenha tido em conta, os dois avançados do Equatorianos, que forçam bastante a profundidade em simultâneo ("desligando-se" com alguma frequência da restante equipa), e raramente saem do corredor central. 

Assim a Argentina juntou ao trio mais recuados, dois "externos" (laterais um pouco mais adiantados), três médios, e dois avançados que raramente recuavam. Os externos, tinham nos extremos equatorianos que também procuravam bastante profundidade, a sua referência individual, o mesmo é dizer que passaram boa parte do tempo encostados aos centrais, formando uma linha de 5 defesas.

Acabaram por ser somente os três médios a tentar controlar a largura. Não admira por isso, até porque nem sempre foram especialmente coordenados, que enfrentassem dificuldades no controlo da largura a meio-campo, nomeadamente na 2ª parte, quando o Equador tentou (e, por vezes, sucesso) alternar o corredor no mesmo lance.

Mas a consequência mais evidente desta forma de defender, foram as constantes situações de 1x1 no corredor lateral, entre extremo equatoriano, e externo argentino, sempre com os da casa a beneficiarem de espaço e tempo para definir. Com os centrais "amarrados" aos pontas de lança (saiam somente em último recurso), e os 3 médios a chegarem, pois nem sempre conseguiam reagir à mudança de centro de jogo, os argentinos acabaram por ficar expostos nos corredores laterais.

O video não aborda os contra-ataques argentinos, mas é verdade que a não participação (e consequente adiantamento) dos dois avançados (Aguero e Paladino a dupla inicial) a defender, permitiu à Argentina quando ganhava a bola situações vantajosas para atacar, até porque o 4x4x2 clássico do Equador acaba por se expor quando perde a bola

Sem comentários:

Enviar um comentário