terça-feira, 14 de junho de 2016

França vs Roménia - O jogo de Pintilii




Pintilii, jogador romeno do Steaua de Bucareste, foi amplamente elogiado na comunicação social pela exibição realizada frente à França como é exemplo esta crónica publicada no Expresso. "Secou sozinho o meio-campo da França (...) Apagou Pogba" foram algumas das palavras utilizadas.

A história é interessante de ser contada: jogador relativamente desconhecido causa dificuldades aos consagrados com base, não no talento ou especial capacidade técnica, mas antes pelo esforço e dedicação que emprega no jogo. Ora, acontece que  neste caso, isso é  no mínimo bastante discutível.

Apesar de ter disputado o jogo até ao fim, a Roménia revelou várias dificuldades colectivas a defender e portanto o contexto nunca seria o melhor, mas Pintilii está longe de poder ser ilibado de responsabilidades. Elemento do duplo pivô romeno descaído para a direita, pese embora a veemência com que disputou alguns duelos, revelou-se facilmente ultrapassável. Na primeira parte, foi essencialmente pelo seu lado que a França chegou mais vezes ao último terço, pois era atraído e saia à pressão em terrenos adiantados, mesmo que os colegas não se encontrassem disponíveis para o acompanhar (nem diga-se, fazer a respectiva cobertura), por outro lado, não me pareceu especialmente intenso, pois quando teve de ajustar para impedir tabela, ou reagir quando a bola se encontrava no corredor lateral para impedir que entrasse no meio, deixou a desejar. Tudo isto fez com que os franceses conseguissem colocar o jogo várias vezes nas costas de Pintilli (como é possível ver no video) em boas condições de atacar a linha defensiva que por esta altura já se encontrava exposta.

Creio que as análises elogiosas a Pintilii são enviesadas pelo facto de o jogador romeno ter demonstrado disponibilidade para correr/pressionar e pelas naturais baixas expectativas sobre a sua exibição. A questão é que essa pressão se mostrou desajustada no contexto colectivo (linha defensiva conservadora, por exemplo) e mesmo em outras situações o que faltou foi somente saber antecipar o contexto e coloca-se entre a bola e a baliza para impedir a progressão francesa, que se fez muito no aproveitamento do espaço nas costas de Pintilii 

Sem comentários:

Enviar um comentário